sábado, 22 de agosto de 2009

QUEM DESCOBRIU

Quem descobriu o Brasil?
22 de abril de 1500, numa bela praia e numa época quando os turistas ainda chegavam de navio ao invés de avião. Na época de procurar óvos de pascoa e, sem querer, achar continentes:„E neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra, a saber, primeiramente de um grande monte, mui alto e eredondo, e de outras serras mais baixas ao sul dele, e de terra chã, com grandes arvoredos. Ao qual monte alto o capitão pôs nome o Monte Pascoal e à terra, a Terra da Vera Cruz.”
Terra á vista
Columbo descobriu a América, não há dúvida. Neste caso, os indígenas não contam, porque já estavam lá milhares de anos antes, e quem está num lugar ainda não descoberto, logicamente não pode descobrir aquele lugar. Columbo tinha certeza de ter descoberto a Índia e a Ásia. Ele até deixou a tripulação dos seus navios jurar isso. Além disso, os índios não fizeram propaganda nenhuma, nem mandaram cartas de descobrimento para os europeus, dizendo „a gente descobriu a América e agora nós somos os donos dessa terra!“. E os viquingues de Leif Eríkson também não contam, já que ficaram navegando sem rumo nem plano pelo mar todinho, como um descobridor não faz. Assim só resta Columbo!
Um descobridor
Mas o que aconteceu com o Brasil?Os indígenas também são elimidados como descobridores, porque eles moravam no país já há mais de mil anos antes do descobrimento oficial. Por isso não ajudou muito o protesto tardio, por ocasião da festa de 500 anos do descobrimento do Brasil, no ano passado em Porto Seguro.
Eles chegaram na Idade da Pedra ao Brasil, os europeus, porém, na Era dos Descobrimentos. Logicamente só pode ter sido um europeu.Deste modo está claro para os brasileiros: foi Pedro Álvares Cabral que com sua frota de 17 navios - frota esta que estava, na verdade, a caminho das Índias (mas pelo caminho contrário ao dos espanhóis) - chegou à costa brasileira em 22 de abril de 1500, perto de Porto Seguro, no hoje estado da Bahia e, representando a coroa portuguesa, se tornou dono desta terra. Ainda é incerto se foi o acaso - através de uma avaliação equivocada das correntes marítimas do Atlântico - que levou Cabral, no seu caminho pelo Cabo da Boa Esperança, demais ao oeste, ou se se tratava de uma missão secreta do regente português Dom Manoel, que previa procurar as terras no Atlântico que lhe cabiam pelo Tratado de Tordesilhas.Portugal tinha que reagir neste momento, pois que os espanhóis, na figura de Américo Vespúcio, já tinham estado em julho de 1499 na costa norte brasileira. Em novembro do mesmo ano, o espanhol Vicente Yáñez Pinzón e seus 4 navios colocaram-se também a caminho das novas terras, a fim de explorar aquelas pertencentes a Portugal. Alguns dias antes de Cabral avistar, mais ao sul, o Monte Pascoal e, pouco depois, os indígenas, que o impressionaram pela beleza dos corpos, Pinzón apareceu na costa do Nordeste brasileiro e navegou até as proximidades de Fortaleza, hoje capital do Ceará.
A costa entre Porto Seguro e Monte Pascoal
Naturalmente também pode não ter sido um espanhol que descobriu o Brasil português, senão iríamos estar falando aqui de um Brasil espanhol, não é? Além do mais o mundo já está complicado bastante. O que aconteceria, se passássemos a afirmar que a América já tinha sido descoberta há 10.000 anos antes pelos russos que emigraram pelo Estreito de Bering? E se os russos tivessem pego os viquingues em flagrante na sua caça a ursos no Canadá, eles poderiam também dizer que teriam descoberto os viquingues, e daí também a Escandinávia? (Apesar disso os viquingues se vangloriam de ter fundado a Rússia.) A Rainha Sílvia da Suécia seria também, então, rainha do Canadá. De certa forma ela teria direito a isso. De mais a mais Sílvia é, originalmente, alemã. Que confusão!!Para melhor entendimento do mundo é mais conveniente partir da premissa de que o Brasil foi descoberto pelos portugueses e a América pelos espanhóis. Bom, Columbo veio da Itália, que na época ainda não existia, por isso seria mais correto dizer que a América foi descoberta pelo genovês Columbo. Pra ser honesto, na época ainda não se chamava América, pois foi nomeada assim só anos depois, como referência ao florentino Américo Vespuccio, que vivia em Sevilha e, às vezes, navegou nos navios espanhóis pelo alto-mar. Com isto, estou negando todas as teorias de disco-voadores do Erich von Dänicken e todas as teorias sobre construtores egípcios construindo as pirâmides dos maias. O que escreveu Cabral na sua carta a Dom Manoel sobre os habitantes da terra recém-descoberta e a entrada deles no mundo civilizado:
„A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.”
O caiman en Porto Seguro:marco inicial de Cabral
Já imaginou alguém sem coberta no papel de um descobridor? Impossível!