sexta-feira, 10 de julho de 2009

QUANTAS FORMAS GEOMETRICAS TEM LADOS E VÈRTICES

Este sólido geométrico chama-se cubo.
É um prisma em que todas as faces têm a forma de quadrados.
Este sólido geométrico tem: 8 vértices, 12 arestas e 6 faces.
Chamamos paralelepípedo a este prisma.
Todas as suas faces têm a forma de rectângulos.
Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces.
Este sólido geométrico é chamado prisma triangular porque as suas bases são triângulos.
Tem 6 vértices, 9 arestas, 5 faces e duas bases.
O prisma quadrangular tem nas suas bases quadrados.
Tem 8 vértices, 12 aresta, 6 faces e duas bases.
Este sólido chama-se prisma pentagonal, porque as suas bases são pentágonos.
Tem 10 vértices, 15 arestas, 7 faces e duas bases.
Este sólido geométrico denomina-se pirâmide triangular porque a sua base é um triângulo.
Tem 4 vértices, 6 arestas, 4 faces e 1 base.
Chamamos pirâmide quadrangular a este sólido pois tem um quadrado na sua base.
Tem 5 vértices, 8 arestas, 5 faces e 1 base.
A base da pirâmide pentagonal é um pentágono.
Tem 6 vértices, 10 arestas, 6 faces e 1 base.
A esfera é um sólido geométrico limitado por uma superfície curva.
A sua forma é esférica; não tem bases, não tem vértices e não tem arestas.
Este sólido geométrico chama-se cilindro.
Encontra-se limitado por uma superfície curva e tem duas bases com a forma de circunferências
O cone está limitado por uma superfície curva.
Tem uma base na forma de circunferência e tem 1 vértice.
Podemos associar objectos a sólidos geométricos:

Cone
Cilindro
Esfera



..

HISTORIA DOS DENTES


Era uma vez dentinhos de leite que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isso porque o garoto, dono da boca onde os dentinhos moravam, sempre esquecia de escovar os dentes. Não tinha para ninguém: as bactérias vinham com tudo, ajudadas pelos restos de alimentos que ficavam entre os dentes, dando a maior força para as cáries.- Socoooorro!!!!
Ouvindo o chamado desesperado dos dentinhos, a pasta de dente pulou em cima da escova e gritou ainda mais alto: lá vamos nóóóóós! E voaram para a boca para socorrer os chorões. Pulando corda, veio a fita dental. Enfiou-se entre os dentes, dando um "chega para lá" nos restinhos de comida.
Pasta de dente, escova, fio ou fita dental: esse é o batalhão da higiene bucal em ação, em mais uma missão diária importante. Eles fizeram seu trabalho, expulsaram as bactérias e evitaram, mais uma vez, que os dentes fossem atacados. Fim.
Você com certeza já viu esse filme. É a famosa guerra entre a higiene bucal e as bactérias que causam a cárie. Só que na vida real esse batalhão de limpeza _ escova de dente, pasta, fita dental _ não é nada sem sua ajuda. Você é quem tem de liderar o combate às cáries, garantindo a limpeza e a conservação dos dentes.
Por isso depois das refeições (ou de comer doces) e antes de dormir, não esqueça de colocar em ação o batalhão da limpeza bucal: a escova de dente, pasta, fio ou fita dental.
Mas o batalhão precisa de sua ajuda! Você deve conhecer muito bem cada um dos seus integrantes, e aprender a escovar os dentes direitinho! Pronto?

Como guerra é guerra, nada melhor do que conhecer o inimigo. Vamos lá:
A cárie acontece quando uma certa bactéria, muito chata por sinal, transforma os restos de alimentos que ingerimos, principalmente o açúcar, em ácidos prejudiciais aos dentes.
Essa bactéria fica grudadinha com muitas outras sobre os dentes e ao redor das gengivas, formando uma película chamada placa bacteriana.
Insistente e teimosa, essa placa se forma todos os dias. Os ácidos liberados pelas bactérias da placa atacam o esmalte dental (a parte branca), até causar um "buraco", a famosa cárie, em um processo chamado desmineralização.
Se não for tratada logo, a cárie começa a aumentar e a corroer o interior do dente, provocando dor. E não dá pra descuidar, porque as cáries atacam sem avisar.
Sabia que a dieta tem tudo a ver com a cárie? É bom comer alimentos ricos em fibras, como cenoura, aveia, maçã, pepino e verduras em geral.
Eles são verdadeiros desinfetantes, pois diminuem a acidez da boca, que também contribui para a cárie.
E agora a parte mais difícil: evitar comer muito chocolate, balas, doces e refrigerantes_ ou seja, tudo que é rico em açúcar. Assim como a gente, os tais ácidos também adoram um docinho.
Os dentes não querem saber de moleza: eles também precisam de exercícios. É verdade!
Mas não precisa levá-los para a academia. A melhor ginástica para os dentes _ e também para as arcadas dentárias, onde eles estão confortavelmente instalados _ é mastigar alimentos duros, como maçã e cenoura crua.
Se até os dentes gostam de ginástica, por que você vai ficar nessa preguiça toda, enrolando na hora de escovar os dentes? V

HISTORIA DO CHOCOLATE

Quando o explorador espanhol Hernán Cortez chegou ao reino asteca, em 1519, o imperador "chocólatra" Montezuma tratou de presenteá-lo com uma plantação de cacau. Coitadinho...mal sabia que Hernán, dois ou três anos depois, iria acabar destruindo a civilização asteca.
É, o tal espanhol era bem malvado, mas não tinha nada de bobo: ele logo percebeu que o cacau era uma tipo de "ouro vegetal". E quando voltou para a Espanha, em 1528, tratou de levar um belo punhado de sementinhas para o rei espanhol, Carlos V.
- Mas...se o único uso do cacau era fazer o tal tchocolatl que, sinceramente, não parece muito apetitoso, porque os espanhóis se animaram tanto?
É que, alguns anos antes, umas freirinhas espertas de um convento que os espanhóis tinham construído no México tiveram uma idéia e tanto. Elas pensaram lá com seus rosários: Se o tchocolatl é tão amargo, porque a gente não coloca um pouquinho de açúcar? E toca a adoçar a bebida, acrescentando temperinhos gostosos como canela e anis. É claro que essa mistura ficou bem mais agradável ao paladar europeu do que a do tchocolatl original. E foi com esse gostinho que o chocolate invadiu o velho continente!


O CHOCOLATE TOMA DE ASSALTO A VELHA EUROPA!Os europeus, que adoravam uma boa guloseima, ficaram louquinhos quando se depararam com aquela bebida exótica feita de sementes de cacau. Em pouco tempo, o chocolate virou mania!
E os espanhóis, que não eram bobos nem nada, trataram de garantir a exclusividade da receita (e das sementes de cacau). Como? Trancafiando-as em mosteiros e confiando o segredo apenas aos monges, que ficaram sendo os responsáveis pela produção do chocolate.
É claro que, sendo tão gostoso e cercado de mistério, o chocolate acabou virando artigo de luxo, com um preço altíssimo e reservado só para os endinheirados.
Isso durou mais ou menos um século, até que os monges deram com a língua nos dentes e acabaram entregando o ouro, ou melhor, a receita do chocolate, para todo mundo.
Daí foi um pulo para a guloseima se popularizar. Então, em 1657 surgiu a primeira fábrica de chocolate na Inglaterra! E, como a Europa era pequena demais para o chocolate, ele deu um jeito rapidinho de fazer a viagem de volta e (re)conquistar a América com seu novo sabor!E então, nasceu o doce que amamos, o chocolate sólido!
0)&&(select
Escolha uma Área Alimentação Arte BanKids Canal de Serviços Central de Notícias Cidadania Cultura Diversão Esporte Feira Livre Higiene KIDesafio KIDSamigos Meio Ambiente Saúde Tecnologia Viagem Mapa do Site Home

Durante todo esse tempo, a delícia que conquistou a Europa continuava sendo servida como bebida. E, apesar de supergostosa, ela ainda tinha um "probleminha": a manteiga de cacau, uma substância gordurosa que ficava boiando em cima do chocolate, e que não era muito saborosa. Os fabricantes até tentavam diminuir a quantidade de manteiga colocando amido na bebida, mas a coisa nunca funcionava direito. Até que um inventor maluco, apaixonado por chocolate, criou uma engenhoca que iria revolucionar a "produção chocolateira" mundial: era a prensa de Van Houten, inventada por um químico holandês chamado...Coenraad Van Houten, é claro!
Essa tal prensa conseguia separar a manteiga de cacau do resto do chocolate, deixando como resultado o pó de cacau! - Tudo bem, mas o que isso tem a ver com o chocolate sólido?


Bom, com a invenção da prensa, os fabricantes de chocolate ficaram no maior dilema: e agora, o que fazer com a manteiga de cacau? Jogar fora parecia muito desperdício, mas para que serviria aquela meleca?
Depois de quebrar a cabeça, um dos chocolateiros resolveu misturá-la com um pouco de sementes de cacau moídas e açúcar. O resultado? Uma bela pasta que podia ser moldada e que, depois de fria, endurecia e ficava...sólida!
Pronto, a partir daí foi uma festa só: surgiram as barras de chocolate, as caixas de bombom, o delicioso chocolate ao leite e todas as variações que a imaginação dos apaixonados por essa delícia conseguiram inventar!
Hum... não deu vontade de devorar um chocolatão agorinha mesmo?
fonte: www.canalkids.com.br

HISTORIA DAS LINHAS DE TRENS

Estados de São Paulo e Rio de JaneiroE. F. Central do Brasil - Ramal de São Paulo
HISTÓRICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da S.P.R. no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E.F.Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E.F.D.Pedro II passou a se chamar E.F.Central do Brasil, que, em 1890, incorporou a E.F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificá-las. Os trabalhos começaram em 1902 e terminaram somente em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela Refesa. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 80, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde os anos 20 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi.
Estados de São Paulo e Rio de JaneiroE. F. Central do Brasil - Ramal de São Paulo

HISTÓRIA DOS SAPINHOS

Era uma vez um grupo de sapinhos que organizaram uma competição.O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta. Uma multidão juntou-se em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores...A corrida começou ... Sinceramente:Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre. Eles diziam coisas como:"Oh, é dificil DEMAIS!!Eles NUNCA vão chegar ao topo." ou:
"Eles não têm nenhuma chance de sucederem. A torre é muito alta!"Os sapinhos começaram a cair. Um por um... ... Só alguns poucos continuaram a subir mais e mais alto...
A multidão continuava a gritar:"É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!"Outros sapinhos cansaram-se e desistiram... ...Mas UM continuou a subir, e a subir... Este não desistia!
No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir a torre. Com exceção do sapinho que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo!Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu?Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo? E o resultado foi…Que o sapinho campeão era SURDO!!!!
A moral da história é:Nunca dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas...…porque eles tiram de ti os teus sonhos e desejos mais maravilhosos: Aqueles que carregas no coração!Lembra-te sempre do poder das palavras.Porque tudo o que tu ouves ou lê irá afetar as tuas ações!
Portanto:Seja SEMPRE… POSITIVO!
E acima de tudo:Seja SURDO quando as pessoas dizem que TU não podes realizar os TEUS sonhos!
Pense Sempre:Eu POSSO fazer isto!
(autor desconhecido)