sábado, 11 de julho de 2009

como cuidar de um coelho

Muitas vezes seu filho quer um cachorro, mas você não tem espaço, tempo para cuidar dele e não suporta o cheiro e a sujeira. A saída pode ser um coelho. Veja os principais cuidados que um coelho requer.
Passo a passo:
1. Alimente-o com ração peletizada, própria para coelhos. Complemente-a com beterraba, rabanete, couve-flor e chicória. Evite alface, pois pode provocar diarréia.
2. Abrigue-o em uma gaiola de 80 cm de comprimento por 50 cm de largura e 35 cm de altura. Essa gaiola dá para um coelho grande ou para dois de tamanho médio. Escolha as gaiolas de metal pela facilidade de limpeza e as que têm grade como piso e bandejas abaixo para forrar com jornal e impedir que o animal tenha contato com suas fezes.
3. Coloque na gaiola tigelas para água e comida de cerâmica. Lave todos os dias os potes, não esquecendo de secá-los bem. De quinze em quinze dias, desinfete as hastes de metal da gaiola com o produto adequado vendido em pet shops.
4. Não molhe ou dê banho no seu coelho para evitar o aparecimento de fungos. Aqueles de raças com pêlos longos, devem ser escovados diariamente.
5. Se soltar o coelho dentro de casa ou no jardim, preste atenção para que ele não roa o que estiver em seu caminho como plantas e depois passarem mal.
6. Não segure o coelho pelas orelhas para não machucá-lo.
7. Só deixe o macho junto com a fêmea se quiser que eles procriem.
Como Manter

Alimentação: ração peletizada, específica para Coelhos. Oferecer diariamente folhas de alguns dos seguintes vegetais: beterraba, rabanete, chicória, almeirão e couve-flor. Não dê alface, pois pode causar diarréia.
Instalações: gaiola de 80 cm (comp.) x 50 cm (larg.) x 35 cm (alt.) para abrigar até dois exemplares de Coelhos pequenos ou médios ou apenas um gigante. Prefira as gaiolas de metal, pois são mais fáceis de limpar e menos sujeitas à proliferação de ácaros. Opte por modelos que possuam grade como piso e bandeja abaixo. Assim, evita-se o contato do Coelho com seus próprios dejetos. Forre a bandeja com jornal.Local: arejado, mas sem correntes de ar, umidade ou incidência direta do sol. Acessórios: comedouros e bebedouro de cerâmica.Higiene: diariamente - lavar o bebedouro em água corrente e trocar o jornal da bandeja. Semalmente: lavar os comedouros em água corrente (seque-os bem). Quinzenalmente - desinfetar as hastes da gaiola, assim como o seu piso e badeja. Pode-se usar produtos específicos para essa finalidade, que são achados em pet shops, ou água sanitária.Cuidados especiais: 1) Coelho não toma banho e nem deve ser molhado, pois provavelmente algum fungo se desenvolverá.2) Só deixe macho junto com fêmea quando quiser que reproduzam. Do contrário, ele tentará acasalar o tempo todo, e o casal pode brigar ou se reproduzir em demasia. 3) Caso, em alguns momentos do dia, o Coelho seja solto dentro de casa ou no jardim, fique atento para que não roa objetos ou plantas. 4) Não carregue o Coelho pelas orelhas, pois pode causar distensões ou mesmo fraturas.Reprodução: o recomendado é que o macho só comece a reproduzir a partir dos cinco meses de idade e a fêmea a partir dos quatro. Os Coelhos reproduzem o ano todo, mas a fase mais fértil ocorre na primavera. Reúna macho e fêmea em uma mesma gaiola. Eles devem acasalar quase instantaneamente. Mas, por garantia, deixe-os juntos por dois dias e, depois, separe-os. Ela dará a cria em cerca de 30 dias. Alguns dias antes de os filhotes nascerem, coloque na gaiola um ninho de madeira de 30 cm (compr.) x 40 cm (larg.) x 30 cm (alt.), com abertura de entrada de 15 cm de diâmetro. Forre-o com maravalha, ou palha, ou feno macio. Não use serragem em pó nem em fita, pois pode causar conjuntivite e problemas respiratórios. Nascem, em média, sete filhotes. Após o nascimento, verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntinhos um ao outro, para que se esquentem. Caso não estejam, o melhor é reuni-los. Quando estiverem com 30 dias de idade, retire o ninho. Aos 40 dias de vida, já estarão desmamados e podem ser separados da mãe. Ela também já estará pronta para uma nova gestação

Nenhum comentário:

Postar um comentário