domingo, 12 de julho de 2009

DIA 1 DE MAIO DIA DO TRABALHO

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHO
No Brasil, em 1894, um grupo foi preso por tentar comemorar sem sucesso o Dia do Trabalho. Somente um ano depois, em 1895, ocorreu a primeira celebração da data no país, organizada pelo Centro Socialista de Santos.Durante a Primeira República (de 1889 a 1930), essa data foi escolhida para o início de greves importantes.Com o passar dos anos, as comemorações do 1o de Maio se diversificaram. Além de ser uma data de reivindicação dos trabalhadores, tornou-se também ocasião para descanso, festas, discursos e churrasco.
Conheça as principais profissõesexistentes no Brasil.

A MULHER NO TRABALHO

Antigamente, as mulheres não podiam nem votar, mas já trabalhavam o dia inteiro em tarefas pesadas e ainda tinham que cuidar da família.
A mulher não era valorizada por seus trabalhos e recebia um salário sempre menor que o dos homens, mesmo que desempenhasse as mesmas funções.
Hoje essa situação já mudou muito, mas ainda é comum mulheres serem vítimas de preconceito no mercado de trabalho e na hora de exigir seus direitos.
Hoje a mulher está presente nos mesmos ambientes de trabalhos que o homem e, em alguns casos, ocupa cargos superiores aos deles.
Conheça algumas profissões atuais realizadas por homens e mulheres.
A mulher tem os mesmos direitos que o homem, dentro e fora do trabalho.




Profissões da atualidade

Descreve algumas profissões: oceanógrafo, zootecnista, musicoterapeuta e engenheiro de alimento.


O oceanógrafo estuda e faz previsões sobre os fenômenos que ocorrem nos mares e oceanos. Também preocupa-se com os efeitos provocados pela intervenção do homem, orientando a exploração dos recursos marinhos a fim de manter o equilíbrio do ecossistema. Seu trabalho é muito importante principalmente para países, como o Brasil, que possuem imensa costa litorânea, rica em recursos minerais, animais e vegetais.

O zootecnista é um profissional que desenvolve pesquisas voltadas à reprodução e ao aprimoramento de rebanhos. Por meio da seleção genética e de cuidados com a nutrição e saúde, busca garantir a qualidade dos produtos de origem animal e seus derivados. O profissional de zootecnia preocupa-se com a adaptação dos animais ao meio ambiente e com a preservação de espécies selvagens nativas.

O musicoterapeuta trabalha nas áreas da saúde e educação. Por meio de sons, músicas e movimentos corporais, busca promover o equilíbrio físico, psicológico e social do ser humano. A musicoterapia é muito útil para o tratamento de problemas físicos como a surdez, distúrbios mentais como a esquizofrenia e dificuldades na aprendizagem, entre outros. Também é utilizada nos locais de trabalho para favorecer as relações interpessoais e a integração entre os funcionários.

O engenheiro de alimentos é especialista no preparo e na conservação de alimentos e bebidas de origem animal e vegetal. Ele supervisiona a industrialização de matérias-primas como carne, cereais, legumes, leite, frutas e verduras. Seu campo de trabalho vem aumentando muito nos últimos tempos devido aos avanços da biotecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário