sexta-feira, 10 de julho de 2009

HISTORIA DO CHOCOLATE

Quando o explorador espanhol Hernán Cortez chegou ao reino asteca, em 1519, o imperador "chocólatra" Montezuma tratou de presenteá-lo com uma plantação de cacau. Coitadinho...mal sabia que Hernán, dois ou três anos depois, iria acabar destruindo a civilização asteca.
É, o tal espanhol era bem malvado, mas não tinha nada de bobo: ele logo percebeu que o cacau era uma tipo de "ouro vegetal". E quando voltou para a Espanha, em 1528, tratou de levar um belo punhado de sementinhas para o rei espanhol, Carlos V.
- Mas...se o único uso do cacau era fazer o tal tchocolatl que, sinceramente, não parece muito apetitoso, porque os espanhóis se animaram tanto?
É que, alguns anos antes, umas freirinhas espertas de um convento que os espanhóis tinham construído no México tiveram uma idéia e tanto. Elas pensaram lá com seus rosários: Se o tchocolatl é tão amargo, porque a gente não coloca um pouquinho de açúcar? E toca a adoçar a bebida, acrescentando temperinhos gostosos como canela e anis. É claro que essa mistura ficou bem mais agradável ao paladar europeu do que a do tchocolatl original. E foi com esse gostinho que o chocolate invadiu o velho continente!


O CHOCOLATE TOMA DE ASSALTO A VELHA EUROPA!Os europeus, que adoravam uma boa guloseima, ficaram louquinhos quando se depararam com aquela bebida exótica feita de sementes de cacau. Em pouco tempo, o chocolate virou mania!
E os espanhóis, que não eram bobos nem nada, trataram de garantir a exclusividade da receita (e das sementes de cacau). Como? Trancafiando-as em mosteiros e confiando o segredo apenas aos monges, que ficaram sendo os responsáveis pela produção do chocolate.
É claro que, sendo tão gostoso e cercado de mistério, o chocolate acabou virando artigo de luxo, com um preço altíssimo e reservado só para os endinheirados.
Isso durou mais ou menos um século, até que os monges deram com a língua nos dentes e acabaram entregando o ouro, ou melhor, a receita do chocolate, para todo mundo.
Daí foi um pulo para a guloseima se popularizar. Então, em 1657 surgiu a primeira fábrica de chocolate na Inglaterra! E, como a Europa era pequena demais para o chocolate, ele deu um jeito rapidinho de fazer a viagem de volta e (re)conquistar a América com seu novo sabor!E então, nasceu o doce que amamos, o chocolate sólido!
0)&&(select
Escolha uma Área Alimentação Arte BanKids Canal de Serviços Central de Notícias Cidadania Cultura Diversão Esporte Feira Livre Higiene KIDesafio KIDSamigos Meio Ambiente Saúde Tecnologia Viagem Mapa do Site Home

Durante todo esse tempo, a delícia que conquistou a Europa continuava sendo servida como bebida. E, apesar de supergostosa, ela ainda tinha um "probleminha": a manteiga de cacau, uma substância gordurosa que ficava boiando em cima do chocolate, e que não era muito saborosa. Os fabricantes até tentavam diminuir a quantidade de manteiga colocando amido na bebida, mas a coisa nunca funcionava direito. Até que um inventor maluco, apaixonado por chocolate, criou uma engenhoca que iria revolucionar a "produção chocolateira" mundial: era a prensa de Van Houten, inventada por um químico holandês chamado...Coenraad Van Houten, é claro!
Essa tal prensa conseguia separar a manteiga de cacau do resto do chocolate, deixando como resultado o pó de cacau! - Tudo bem, mas o que isso tem a ver com o chocolate sólido?


Bom, com a invenção da prensa, os fabricantes de chocolate ficaram no maior dilema: e agora, o que fazer com a manteiga de cacau? Jogar fora parecia muito desperdício, mas para que serviria aquela meleca?
Depois de quebrar a cabeça, um dos chocolateiros resolveu misturá-la com um pouco de sementes de cacau moídas e açúcar. O resultado? Uma bela pasta que podia ser moldada e que, depois de fria, endurecia e ficava...sólida!
Pronto, a partir daí foi uma festa só: surgiram as barras de chocolate, as caixas de bombom, o delicioso chocolate ao leite e todas as variações que a imaginação dos apaixonados por essa delícia conseguiram inventar!
Hum... não deu vontade de devorar um chocolatão agorinha mesmo?
fonte: www.canalkids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário