sexta-feira, 10 de julho de 2009

HISTORIA DOS DENTES


Era uma vez dentinhos de leite que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isso porque o garoto, dono da boca onde os dentinhos moravam, sempre esquecia de escovar os dentes. Não tinha para ninguém: as bactérias vinham com tudo, ajudadas pelos restos de alimentos que ficavam entre os dentes, dando a maior força para as cáries.- Socoooorro!!!!
Ouvindo o chamado desesperado dos dentinhos, a pasta de dente pulou em cima da escova e gritou ainda mais alto: lá vamos nóóóóós! E voaram para a boca para socorrer os chorões. Pulando corda, veio a fita dental. Enfiou-se entre os dentes, dando um "chega para lá" nos restinhos de comida.
Pasta de dente, escova, fio ou fita dental: esse é o batalhão da higiene bucal em ação, em mais uma missão diária importante. Eles fizeram seu trabalho, expulsaram as bactérias e evitaram, mais uma vez, que os dentes fossem atacados. Fim.
Você com certeza já viu esse filme. É a famosa guerra entre a higiene bucal e as bactérias que causam a cárie. Só que na vida real esse batalhão de limpeza _ escova de dente, pasta, fita dental _ não é nada sem sua ajuda. Você é quem tem de liderar o combate às cáries, garantindo a limpeza e a conservação dos dentes.
Por isso depois das refeições (ou de comer doces) e antes de dormir, não esqueça de colocar em ação o batalhão da limpeza bucal: a escova de dente, pasta, fio ou fita dental.
Mas o batalhão precisa de sua ajuda! Você deve conhecer muito bem cada um dos seus integrantes, e aprender a escovar os dentes direitinho! Pronto?

Como guerra é guerra, nada melhor do que conhecer o inimigo. Vamos lá:
A cárie acontece quando uma certa bactéria, muito chata por sinal, transforma os restos de alimentos que ingerimos, principalmente o açúcar, em ácidos prejudiciais aos dentes.
Essa bactéria fica grudadinha com muitas outras sobre os dentes e ao redor das gengivas, formando uma película chamada placa bacteriana.
Insistente e teimosa, essa placa se forma todos os dias. Os ácidos liberados pelas bactérias da placa atacam o esmalte dental (a parte branca), até causar um "buraco", a famosa cárie, em um processo chamado desmineralização.
Se não for tratada logo, a cárie começa a aumentar e a corroer o interior do dente, provocando dor. E não dá pra descuidar, porque as cáries atacam sem avisar.
Sabia que a dieta tem tudo a ver com a cárie? É bom comer alimentos ricos em fibras, como cenoura, aveia, maçã, pepino e verduras em geral.
Eles são verdadeiros desinfetantes, pois diminuem a acidez da boca, que também contribui para a cárie.
E agora a parte mais difícil: evitar comer muito chocolate, balas, doces e refrigerantes_ ou seja, tudo que é rico em açúcar. Assim como a gente, os tais ácidos também adoram um docinho.
Os dentes não querem saber de moleza: eles também precisam de exercícios. É verdade!
Mas não precisa levá-los para a academia. A melhor ginástica para os dentes _ e também para as arcadas dentárias, onde eles estão confortavelmente instalados _ é mastigar alimentos duros, como maçã e cenoura crua.
Se até os dentes gostam de ginástica, por que você vai ficar nessa preguiça toda, enrolando na hora de escovar os dentes? V

Nenhum comentário:

Postar um comentário